sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Para lembrar os bons momentos de 2013 e aquecer para 2014

          A contagem regressiva para a chegada de 2014 já começou e o Clave, para entrar com tudo no ritmo de reveillon, faz um post especial para lembrar os melhores momentos de 2013 com as músicas que bombaram nas festas, rádios, trilhas sonoras e iPods. 

      YouTube, Daniel Kim e DJ Earworm fizeram cada um sua versão para deixar o ano que passou marcado em apenas 5 minutos e meio. Maior orçamento, quantidade e qualidade, um dando mais ênfase aos grandes hits, outro para os virais e outro fazendo quase um curta-metragem, todos impressionam e dão um gostinho de que 2014 tem tudo para ser melhor ainda! 

          "What Does 2013 Say?" é o nome do mashup que o próprio YouTube fez para lembrar 2013. Em clima de filme, a versão incluiu todos os principais sucessos internacionais do ano.


            Para quem prefere quantidade, Daniel Kim montou o "Pop Danthology" juntando quase 70 músicas em 5:40. Com virais como Harlem Shake e The Fox, o remix dá vontade de repetir todos os bons momentos do ano. 


           E para os que preferem algo simples, mas de qualidade, o DJ Earworm, como em todos os anos, fez seu mashup "United State of Pop" com 25 músicas do top hits da Billboard, contando com Get Lucky, Suit & Tie, We Can't Stop e outras que ficaram nas paradas de sucesso.


sábado, 21 de dezembro de 2013

Miley Cyrus lança filme para explicar o motivo de suas mudanças

         Depois de protagonizar tantas polêmicas e ser alvo de psicólogos explicando os motivos de um estrela infantil mudar tão radicalmente, Miley Cyrus lançou na MTV um documentário que explica o porque de sua mudança, afirmando que sabe o que está fazendo. 

         A atriz e cantora, que ganhou fama com a série Hannah Montana e polemizou com o clipe "Wrecking Ball", em que aparece nua, conta no filme que sua apresentação no VMA em agosto foi o divisor de águas em sua vida e que tudo é resultado de um amadurecimento.

        As mudanças pelo visto deram certo e Miley está terminando 2013 como uma das dez personalidades do ano pela revista Time e sua música "We Can't Stop" foi escolhida a música do ano pela Billboard.

       O documentário "Miley: The Movement" já pode ser encontrado completo no YouTube, mas para quem quer uma prévia, assista ao trailer: 


sábado, 7 de dezembro de 2013

Escola de Bebês DJs mostra que não há idade para entrar na música

        Há tempos em que o mundo da música tem sido aberto para uma faixa etária cada vez maior. Crianças de seis anos já podem facilmente aprender a tocar violão, bateria, violino e piano por conta dos instrumentos adaptados para os pequenos, alguns até estampados com desenhos animados. Porém o que poucos já devem ter visto são as aulas de DJs para bebês de até três anos de idade. 

       Criada por Natalie Elizabeth Weiss, a Escola de Bebês DJs fica em Nova York e tem como objetivo incentivar a paixão pela música desde cedo, aproveitando que até os três anos as crianças ainda são pequenas demais para qualquer outro instrumento. Em entrevista ao New York Post, a DJ e fundadora da escola disse que não há razão para limitar a educação musical e que o diferencial para um bebê que ouve Mozart e um que ouve música eletrônica é que "com meses de idade ele não poderá tocar um violoncelo, mas poderá apertar alguns botões e reproduzir a música preferida". No curso de oito semanas os bebês aprendem com Natalie a misturar e combinar faixas, além de rodar e apertar os botões certos na mesa de som. 
       
         No Brasil pelo visto a ideia norte-americana ainda não pegou, mas para quem gostaria de ter um filho DJ, a escola E-DJs, no centro da cidade de São Paulo, trabalha com aulas para crianças a partir de cinco anos. Criada pela empresária Lisa Bueno, há aulas do básico ao avançado, para quem também deseja aprender as manobras usadas em campeonatos de DJs. Além das crianças, na E-DJs adultos e idosos também podem aprender, sem limites de idade e com aulas individuais para não ter a desculpa da timidez. 
        

sábado, 23 de novembro de 2013

Campanha mostra como estariam ídolos se ainda estivessem vivos

         Já imaginou como seria se seu ídolo que morreu jovem ainda estivesse vivo? Como ele estaria e se ainda estaria atuando no mundo da música? 

         A Sachs Media Group, em parceria da empresa Phojoe, montou a campanha Rock & Roll Heaven para, com auxílio da tecnologia, mostrar como grandes astros estariam hoje. Além da mudança física, também pediram ajuda de dois especialistas para chutarem como eles estariam hoje em dia. 

        Para Reebee Garofalo e Elijah Wald, Bob Marley teria seguido como parceiro musical de nomes como Kanye West, Kurt Cobain continuaria com o Nirvana mas também "buscaria reviver um pouco dos seus tempos de anonimato e liberdade artística" e John Lennon ainda estaria com Yoko Ono. 

Jim Morrison, do The Doors, estaria com 70 anos e Jimi Hendrix com 71

Kurt Cobain estaria com 46 anos e Bob Marley com 68

Janis Joplin estaria com 70 anos e Keith Moon, do The Who, com 67

Elvis Presley estaria com 78 anos e John Lennon com 73

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

App traz listas de músicas diferentes para cada momento do dia a dia

          A 3BR Tech - Soluções em Música Digital, desenvolveu o aplicativo Superplayer recentemente e já tem mais de 200 mil downloads na Play Store e na Apple Store. Com um design colorido e fácil de mexer, basta o Android, iPhone ou iPad estar conectado a internet para "encontrar os discos" e "posicionar a agulha" e tocar as mais diversas playlists. 

          Para quem tem preguiça de baixar músicas novas ou é eclético e a cada dia da semana prefere um gênero, o Superplayer veio para acabar com os problemas! 

         Dividido em cinco categorias, o aplicativo possui a opção de Gêneros, indo de Rap e Indie a Rock Gaúcho e Gospel. Também é possível navegar pela categoria  Atividade, que inclui "pegando onda", "fazendo amor", "cantando no chuveiro", "relaxando pós expediente", "impressionando amigos hipsters", entre outras. Em Sentimento aparecem listas para quem está ansioso, vingativo, apaixonado ou depressivo. Para homenagear os Parceiros tem listas especiais para designers e publicitários e na categoria Especiais aparecem listas de Verão 2014, Top 60's e As Melhores das Novelas. 
     


* O Superplayer também está disponível online! Clique aqui para acessar o site, com um design mais elaborado ainda e com direito até a descrições de cada playlist. *

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Bandas contam e dão dicas sobre o lançamento no mundo da música

          Quem nunca sonhou em tocar em uma banda com os amigos que atire a primeira pedra! 


          Muitos sonharam, mas poucos realmente foram em frente e fizeram com que acontecesse. Nascidas em 2012 e 2013, a Stereo Groove, a Shade! e a Young Empire podem ser bandas muito novas, mas estão fazendo de tudo para que continuem crescendo e cheguem onde sempre desejaram. 

           A banda mais velha entre as três é a Stereo Groove, criada em março de 2012 por Efi, Fe Carvalho e Nito. Com ajuda de um amigo que trabalhava como assessor da banda, a Stereo fez o primeiro show apenas sete meses depois da ideia inicial e no mesmo ano lançou o EP Atividade Sonora, totalmente independente, feito no quarto do próprio vocalista. 

          Mais novas, criadas no primeiro semestre de 2013, a Young Empire e a Shade podem não ter feito um show ainda, mas estão passando pelos obstáculos da fase inicial e ganhando mais seguidores a cada dia. Peroba, guitarrista da YEP, conta que uma das coisas mais pesadas é a correria para fazer as primeiras músicas e divulgá-las, mas que as redes sociais ajudam bastante na comunicação com o público. Para a banda Shade!, o vocalista Piva revela que o principal obstáculo foi ter coragem para lançar a música, pois sempre achavam que alguma coisa estava faltando. 

         Com mais de 10 músicas lançadas e um clipe, feito por momentos do cotidiano dos integrantes, Efi, da Stereo Groove, diz que agora o foco é gravar um novo EP, além de fazer shows e vídeos com formato cotidiano para que os fãs os conheçam melhor. A Shade! se lançou nas redes com o clipe de "Minha Banda Vai Tocar", feito em formato de animação e história em quadrinhos onde os personagens são os integrantes. Depois de muito trabalho, eles contam que o resultado foi além das expectativas. No caso da Young Empire, ainda não lançaram um clipe oficial, mas lançaram a música I Found You On a Dancefloor para já mostrar para o que vieram.

           Para quem ainda está sonhando sem dar o primeiro passo, o vocalista da Stereo Groove dá uma dica: "Corra atrás dia e noite que uma hora chega. A música tem espaço para todos!". 

             Ouça abaixo os singles das três bandas e acompanhe as novidades em suas páginas oficiais:

Para saber mais: Stereo Groove
Para assistir o clipe oficial da banda clique aqui

Curta e acompanhe a banda em: Shade!

Para saber mais: Young Empire

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Funks mostram que também podem reproduzir a realidade brasileira

         O funk brasileiro, seja o batidão carioca ou a ostentação paulista, é talvez o gênero musical que sofre mais preconceito em todos os cantos. Com algumas letras incentivando sexo, violência e drogas ou mostrando carrões, mulheres e luxo, o funk é ignorado muitas vezes por conta de uma parcela da população ter em mente que nenhuma letra trará algo de útil. 
        Sabendo disso, o MC Garden, de São Paulo, lançou a música "Isso é Brasil", abordando alguns dos grandes problemas que o país tem vivido nos últimos meses. Com versos como "a bandeira são somente cores e os valores você não viu", Garden fala sobre Marcos Feliciano, violência, juventude, educação e trânsito. Quando falado sobre a polícia, um dos assuntos que pode levar o funk a ser denominado "proibidão", chega a fazer uma brincadeira para não entrar no assunto senão corre o risco do vídeo ser censurado. 

         No clima de história nacional, MC Guime também lançou um clipe falando sobre o Brasil, mas este sobre como os meninos de comunidades e favelas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo vivem o esporte, com sonhos de se tornarem jogadores profissionais. Com pequenos depoimentos ao longo do clipe, o rapper Emicida e o jogador Neymar também participam de "País do Futebol". 

A música "Isto é Brasil" foi enviada pela leitora Natália Delgado. Tem alguma sugestão para o blog? Comente, mande para isabela.giantomaso@gmail.com ou deixe uma mensagem na FanPage do Facebook: https://www.facebook.com/clavejornalistica

domingo, 3 de novembro de 2013

Espetáculo conta história de Jesus através de hits de Britney Spears

        Criado em 2012 como um projeto de alunos da americana Universidade Columbia, o espetáculo SPEARS: The Gospel According To Britney (Spears: o Evangelho segundo Britney) conta nada mais nada menos do que a história de Jesus Cristo e, como já indicado no nome, através dos hits da cantora Britney Spears.

            Idealizado por Pat Blute, o musical, segundo entrevista colocada no site oficial, conta a história de Jesus Cristo usando fragmentos da cultura pop. Do nascimento à vida, morte e ressurreição de Jesus, hits como Stronger, Baby One More Time e Crazy fazem parte do espetáculo, que não tem nenhuma palavra dita em toda sua duração. O musical pode ser visto como uma ópera e não teve nenhuma letra modificada.

           Em anúncio oficial da peça, a frase "Britney Spears encontrou a Bíblia" está em destaque. Pat Blute, tentando evitar perguntas futuras (e gerando uma provável polêmica), declarou em sua página que "A Britney Spears que você vê não é a Britney Spears. O Jesus Cristo que você lê não é Jesus Cristo. Essas são representações. Relatos da mídia, pelas palavras dos seguidores, dos amigos, dos inimigos, dos vilões, dos heróis, dos mentirosos e dos preconceituosos.". 

           Com o objetivo de atrair investidores, no dia 7 de novembro o espetáculo será exibido duas vezes em Nova York. 


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

IBOPE mostra o que o brasileiro mais escuta na rádio

        Em tempos de iPods com as músicas favoritas ou mesmo os celulares com as playlists pessoais, o IBOPE, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, fez um estudo intitulado "Tribos Musicais" procurando traçar quais os estilos musicais mais ouvidos na rádio e o perfil dos ouvintes de cada gênero.

       Realizada nas principais capitais do país, o estudo apontou primeiramente que 73% dos brasileiros ouvem rádio. Entre esses 147 milhões, 58% preferem o Sertanejo, gênero que cresce cada vez mais no Brasil e desde 2010 é o que mais fatura no mercado musical. 

     A pesquisa também apontou dados curiosos como o de 38% dos funkeiros afirmarem escutar música Gospel e 22% dos ouvintes de Gospel dizerem escutar Funk. Além disso, segundo o IBOPE, as classes A e B dominam as rádios de MPB e Rock, enquanto o público das classes C, D e E escutam as estações de Gospel e Funk. O mais escutado, Sertanejo, fica com a maioria do público na classe C, com 52% dos ouvintes, junto ao Samba e Pagode.

       Veja o ranking completo dos gêneros mais ouvidos pelos brasileiros nas rádios:

  • Sertanejo - 58%
  • MPB - 47%
  • Samba/Pagode - 43%
  • Rock - 31%
  • Forró - 31%
  • Música Eletrônica - 29%
  • Gospel - 29%
  • Axé - 26%
  • Funk - 17%
  • Country - 12%
  • Clássica - 11%
  • Jazz/Blues - 9%

 * Aproveite a pesquisa e vote na enquete (na lateral direita da página): *
Qual gênero musical você mais escuta?

Em clima de Halloween, David Bowie lança clipe com sombras e bonecos

         O Halloween de fato foi ontem, mas David Bowie entrou no espírito nessa semana e lançou um clipe sombrio com direito a muitas sombras e bonecos um tanto assustadores de sua coleção particular.      

      Filmado, dirigido e editado por Bowie em seu próprio escritório em Nova York no último fim de semana, o clipe de Love is Lost pertence ao álbum The Next Day, o vigésimo sétimo da carreira do músico. A versão do clipe é um remix que estará na edição extra do disco, que trará também algumas faixas inéditas.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fãs matam a saudade de Cazuza em exposição e musical

         Mais de 20 anos após a morte de Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, os fãs finalmente poderão matar a saudade de seu ídolo através de uma grande exposição em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa, e um musical de duas horas e meia no Rio de Janeiro, no Theatro NET Rio. 

           A exposição "CAZUZA Mostra Sua Cara", dirigida pelo arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia, com consultoria da historiadora Heloisa Starling e do jornalista e crítico musical Silvio Essinger, estará no 1º andar do Museu da Língua Portuguesa até 23 de fevereiro de 2014. Passando por todas as fases da vida do cantor, a mostra pretende fazer o visitante viajar pelas obras do músico. 

          Objetos pessoais de Cazuza como sua bandana e seus óculos que viraram ícones de seu estilo e até o bilhete que escreveu dizendo que não estava mais cabendo no mundo ajudam a compor a viagem. Além disso, os banheiros também homenageiam o artista, com luzes coloridas e projeções de seus shows. O público vira peça importante também no decorrer da mostra e pode ter uma frase do cantor estampada no rosto. Basta tirar uma foto, escolher uma frase e enviar para o e-mail. No final de cada semana, um painel de fotos é trocado pelas melhores fotos tiradas pelo público.


      Ainda em homenagem à música, o Museu oferecerá oficinas gratuitas focadas no processo de criação de letras de música, conduzidas por grandes nomes como o cantor e compositor China. As oficinas serão abertas no dia 2 de novembro e acontecerão apenas uma vez por mês, sempre aos sábados, para até 30 participantes.

         Para os cariocas ou quem estiver de passagem pelo Rio, o musical Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz continua em cartaz no Theatro NET Rio, no Shopping Cidade Copacabana, de quinta a domingo. Com duração de duas horas e meia, dividido em dois atos, o espetáculo conta os 32 anos de Cazuza com a base em 20 de suas principais canções.

domingo, 27 de outubro de 2013

Paul McCartney lança clipe rodeado de artistas no Abbey Road

           No Abbey Road Studios, o estúdio de Londres que ficou famoso no mundo todo por ter sido utilizado pelos Beatles para a primeira transmissão mundial ao vivo via satélite em 1967, Paul McCartney reuniu grandes artistas como Meryl Streep, Johnny Depp, Jude Law, Sean Penn e Chris Pine para gravar seu mais novo clipe. 

            "Queenie Eye" é o nome de um jogo que era popular entre as crianças de Liverpool na época de McCartney. No clipe, o Abbey Road vira palco de uma grande festa de celebridades da música, cinema, moda e artes, com direito até a Kate Moss dançando em cima do piano. 


domingo, 20 de outubro de 2013

Jovem faz sucesso no YouTube tocando antigo instrumento chinês

          De Vancouver, Canadá, a jovem Michelle Kwan começou a se destacar nas últimas semanas no YouTube com seus vídeos, especialmente um com a música Sweet Child o' Mine, do Guns N' Roses. 
      Tocando um Guzheng, instrumento chinês que traduzindo significa antigo instrumento de cordas, Michelle mostrou um grande talento. Chamado também de "zheng", é uma espécie de cítara chinesa e tem em média 26 cordas e pontes móveis. 
       Em seu canal, no último mês, a canadense postou apenas três vídeos, mas que juntos chegam a 1 milhão de visualizações. A clássica canção de Guns N' Roses e Moves Like Jagger, da banda Maroon 5 são os maiores destaques. 


Em meio a polêmicas, Miley Cyrus é defendida por Paul McCartney

         Após diversas polêmicas, principalmente com o twerk no Video Music Awards, em 25 de agosto, Miley Cyrus, ex-ícone teen da Disney, tem sido defendida não só por amigos como Demi Lovato e Nick Jonas, mas também pelo ex-Beatles Paul McCartney. 

         Em entrevista para o site Sky News na última segunda-feira, 14, McCartney contou que não achou a apresentação de Miley na premiação americana ofensiva e ficou feliz por ter levado a filha de 10 anos para assistir ao VMA, afirmando que "todos já viram coisas muito piores". 

        Demi Lovato também defendeu Miley quando foi questionada no programa americano Everyday. Demi disse que Cyrus foi uma de suas melhores amigas na adolescência e está muito feliz por ela, que a cantora apenas está se soltando, fazendo o que quer e descobrindo como quer que seja sua carreira e sua imagem. 

      O amigo e ex-namorado de Miley, Nick Jonas, já havia defendido Cyrus quando ela foi filmada fumando maconha, que gerou desconforto aos pais de fãs que ficaram com medo da má-influência que as imagens poderiam passar. Afirmando que a cantora não fez nada ilegal, afinal a maconha é legalizada na Califórnia, o irmão caçula dos Jonas Brothers lembrou as palavras da amiga sobre críticas à ela: "cometo erros e não sou responsável pelo o que meus fãs fazem". 

        Miley Cyrus é a capa da edição de outubro da revista americana Rolling Stone, em que aparece nua dentro de uma piscina. 



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Após luta contra câncer na língua australiano busca confiança no TXF

          Karl Dimachki participou do The X Factor Austrália em 2010 e, assim como Jonathan e Charlotte, deixou os jurados extremamente surpresos, levando três "SIM" e indo para a próxima fase do programa.
          Em 2008, Karl lutou contra um câncer na língua que o fez perder uma parte da laringe e metade da língua, porém, mesmo sendo desmotivado pelos médicos, não desistiu de soltar a voz e cantar, mesmo que não pudesse ser como antes. 
        Na audição, cantou a música Hello, de Lionel Richie, fazendo uma das juradas derramar algumas lágrimas. Em entrevista para o programa, disse que estava participando para reforçar sua confiança em si mesmo e disse que "se você tem um sonho, siga-o". 
        Karl participou da segunda fase do programa, mas não conseguiu seguir em frente. No YouTube, quando pesquisado pelo seu nome, é possível encontrar apenas mais um vídeo dele cantando a mesma música de Lionel Richie.
       Ele pode não ter conseguido seguir com a carreira, mas com certeza conseguiu superar suas expectativas e reforçar sua confiança. 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Demi Lovato anuncia a sexta vinda ao Brasil em 2014


         A cantora Demi Lovato, que veio este final de semana para o Brasil para participar do programa Coletivation, da MTV Brasil, em São Paulo, aproveitou para anunciar cinco shows no país em 2014. Será a sexta vez que a cantora trará sua turnê para os fãs brasileiros. Além disso, também anunciou uma apresentação ao vivo pela internet, prevista para o final de outubro. 

            A turnê The Neon Lights Tour passará por São Paulo no dia 25 de abril, Rio de Janeiro no dia 27, Brasília no dia 30, Belo Horizonte no dia 1º e Porto Alegre no dia 3 de maio. A venda dos ingressos começará no dia 20 de novembro para o público em geral, mas do dia 13 a 19 os clientes dos cartões Citi, Credicard e Diners de São Paulo e Rio de Janeiro poderão contar com uma pré-venda exclusiva. 

        A cantora, que começou a carreira no programa infantil Barney e Seus Amigos e foi revelada de verdade pela Disney, principalmente com o filme Camp Rock, em 2008, em que atuou com a banda Jonas Brothers, já veio quatro vezes para o Brasil. Na primeira participou da turnê dos irmãos Jonas em 2009. Em 2010 voltou com sua própria turnê. Depois compareceu também em abril e em setembro de 2012, para participar do Z Festival junto às bandas Big Time Rush e Yellowcard. 

        Atualmente Demi está atuando na série Glee e participando do reality americano The X Factor como jurada. Sua entrevista para o Coletivation, na MTV, vai ao ar no dia 21 de outubro, as 21h30, no canal 86 da SKY, 88 da NET e 525 da NET HD.
        

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bateria de balde, de gelo ou de dedo, qual você prefere?

          Com certeza quando era criança todo mundo pegou as panelas ou baldes de casa e batucou como se fosse uma bateria. Porém poucos deviam tocar como esse artista de Boston, que faz um som surpreendente com apenas cinco baldes e algumas baquetas.


          Mas não é só ele que surpreende com uma bateria fora dos padrões. Na Suécia, o baterista Robban Eriksson, da banda The Hellacopters, fez sets em baterias totalmente feitas de gelo, que viraram atração, mas logo acabaram derretendo e desaparecendo.


            Para os amantes do instrumento, a loja Vat19 colocou a venda o Finger Drums, uma bateria elétrica de mesa que, além de poder ser tocada de verdade, é possível gravar a música para repetir quantas vezes quiser.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dueto de opera venceu preconceitos e chegou em 5º no Reino Unido

Estreia hoje uma nova seção aqui no Clave Jornalística: 
 pessoas que tiveram a vida transformada por conta da música


          Para começar, a história de Jonathan e Charlotte, que participaram do talent show Britain's Got Talent em 2012 e entraram no palco na base de risadinhas da plateia e certo tom de ironia até dos próprios jurados por conta da aparência de Jonathan, um adolescente de 17 anos. 

          Incentivados por uma professora de canto que achou que os dois ficariam bem cantando juntos, Charlotte se diz super protetora do amigo, que conta que sempre teve problemas com seu tamanho. 

           Impressionando a plateia nas primeiras notas, a dupla fez um dueto de opera, com Jonathan atingindo graves que deixaram todos de boca aberta. Usando uma camiseta do Jimi Hendrix, o garoto teve a voz comparada com a de Luciano Pavarotti, cantor italiano, e ajudou a dupla a levar quatro "SIM" e passar para a próxima etapa do programa. 

          Jonathan e Charlotte chegaram na final e foram vice-campeões, mas nem por isso foram permitidos de desistir. O jurado Simon Cowell, que antes não aprovou a dupla e disse que Jonathan deveria seguir sozinho, ofereceu um contrato de 1 milhão de euros após o programa em sua gravadora Syco. 

            Em 2012 a dupla chegou com seu álbum no quinto lugar dos mais vendidos no Reino Unido. 


* Essa nova seção do Clave terá uma nova história por semana, sendo atualizada toda as quartas-feiras a noite. Fique por dentro! Acompanhe os novos posts pela página do Facebook: https://www.facebook.com/clavejornalistica

Ozzy levanta bandeira do Brasil na Argentina e leva vaias

          No último domingo, dia 6, a banda Black Sabbath se apresentou na cidade de La Plata para 40 mil argentinos em show apoteótico com clássicos como "N.I.B." e "Snowblind". Porém, durante a música "Dirty Women", fãs jogaram bandeiras do Peru e do Brasil no palco e a escolhida por Ozzy Osbourne para ser levantada foi a da terra que os hermanos amam odiar. 
           Pegando a bandeira e mostrando ao público, Ozzy, como não poderia se esperar diferente, levou algumas vaias, com uma reação nada positiva dos fãs. Na segunda-feira, dia 7, o jornal argentino El Clarín relevou o equívoco com uma notícia de "Vê-se que, como a turnê continua no Brasil, o homem estava confuso.".
           
                A banda de heavy metal ainda fará shows no Brasil em Porto Alegre (dia 9), São Paulo (11), Rio de Janeiro (13) e Belo Horizonte (15), com abertura do Megadeth. 

Homenageando Chorão e Champignon, sai novo clipe do CBJr

        Apesar dos tristes acontecimentos de 6 de março e 9 de setembro, a banda Charlie Brown Jr lançará um novo disco com suas últimas composições inéditas gravadas por Chorão e Champignon.

         Com treze faixas, incluindo "Meu Novo Mundo", que já foi lançada comercialmente, todas as composições do disco La Família 013, fazendo referência ao DDD de Santos, cidade litorânea onde a banda se formou, são assinadas pelo vocalista Chorão e duas faixas assinadas por Champignon.

        Nessa terça-feira, dia 8, foi lançado o clipe de "Um dia a gente se encontra", música do novo CD. Dirigido por Alexandre Abrão, filho de Chorão, o vídeo busca emocionar os fãs e homenagear os dois músicos falecidos. Com participação de Marcelo D2, Marcelo Nova, Supla e Marcão e Bruno Graveto, ex-membros do Charlie Brown, o clipe mostra uma multidão cantando e dublando a canção, finalizando com a mensagem "Valeu Chorão! Valeu Champignon! Um dia a gente se encontra". 

           Mesmo com o lançamento do disco, o Charlie Brown Jr ainda não tem um futuro definido. 

O Blogger ainda não está autorizando a postagem do clipe na página, mas você pode conferi-lo aqui

domingo, 6 de outubro de 2013

50 anos do lançamento da fita cassete. Você lembra dela?

          Em meio a um temor constante com a Guerra Fria e com a carreira dos Beatles começando a deslanchar no começo da década de 60, o destaque estava em um objeto de plástico de apenas 10cm x 7cm, a fita cassete.

            Uma das maiores revoluções da indústria fonográfica de todos os tempos, seu conceito surgiu na década de 30, mas em 1963 foi quando a Philips lançou oficialmente, em um programa de rádio da Alemanha, as fitas portáteis que se destacavam por poderem ser apagadas e regravadas quantas vezes fosse necessário.

     Com o sucesso, não demorou para executivos perceberem seu potencial e começaram uma produção em massa, primeiramente com o selo inglês Mercury Records. "Não há queda nas vendas de fitas cassete em nenhuma época do ano, ao contrário do que ocorre com os LPs", escreveu o gerente de produtos da Mercury em 1968.

           17 anos após seu lançamento, em 1980, a fita se tornou ainda mais popular por conta do lançamento do walkman, tocador de fitas portátil que reproduzia com melhor qualidade. Foi nesse ano que, pela primeira vez, as vendas de fitas ultrapassaram as de discos em vinil. As pessoas agora podiam ouvir música onde quisessem e quando quisessem.

          Na década de 90, porém, começou uma nova revolução fonográfica. Leve, prático e com qualidade sonora muito maior, o CD praticamente acabou com as fitas, levando-as, em 2001, representar apenas 4% dos álbuns vendidos ao redor do mundo, sobrevivendo apenas por conta dos rádios de carros e da possibilidade de regravação. Em 2003 a maioria das gravadoras abandonou de vez o objeto plástico retangular, deixando-o virar objeto de colecionador, charmoso, nostálgico e cult.

          Curiosidades!
  • a  cantora Madonna, um dos maiores nomes da música pop, não aderiu aos CDs ou iPod e ainda usa fita cassete para fazer seus exercícios vocais. 
  • a artista americana Erika Iris Simmons, com o abandono das fitas, começou a utilizá-las em sua arte, fazendo delas grandes nomes da música.

                                      

Fontes: Virgula e Whiplash

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

The Voice Brasil estreia no horário nobre com grandes apresentações

          Menos de 1 ano após a final da 1ª edição do programa no Brasil, o The Voice volta à Rede Globo e dessa vez durante a semana e em horário nobre: quinta-feira, logo após a novela Amor à Vida. 

Carlinho Brown, Daniel, Claudia Leitte e Lulu Santos
 continuam no júri do programa
          As primeiras apresentações não deixaram a desejar e o primeiro convocado para seguir no programa foi o paulista Paulinho Lima, de 47 anos, que cantou "Let's Get it On", de Marvin Gaye. Além de Paulinho, também foi convocada a cantora Jullie, que já teve uma grande experiência anos atrás quando cantou na turnê do grupo Jonas Brothers, fazendo um dueto com Joe Jonas. De Belo Horizonte, tentando chamar a atenção do jurado sertanejo Daniel, a dupla Angelo e Angel cantou música própria e acabou encantando o jurado Carlinhos Brown. 

Luana Camarah

           Na segunda parte do programa, Luana Camarah, com mãe cantora gospel e pai sambista, soltou a voz com Highway to Hell, de AC/DC, e na primeira frase da música já conquistou Lulu Santos, não demorando mais de 30 segundos para conquistar todos os outros três jurados.

            Cantando Coqueiro Verde, de Erasmo Carlos, a voz feita para o samba da carioca Gabby Moura também levou três jurados a apertarem o botão nas primeiras frases da música. No estilo e na voz, Gabby lembrou muito a última ganhadora do programa, Ellen Oléria.

            Mesmo sendo chamada por Carlinhos Brown de "a voz mais frágil da noite", Simona Talma também foi convocada para o programa cantando Tango de Nancy, de Chico Buarque.

           No final da 1ª audição, os grupos ficaram com: 2 pessoas para Carlinhos Brown (sendo 1, uma dupla), 1 para Daniel, 2 para Claudia Leitte e 3 para Lulu Santos. 


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Just Dance 2014 terá hit de Ivete Sangalo

          Em 2014 chegou a vez de uma artista brasileira aparecer no jogo de dança Just Dance. O novo hit de Ivete Sangalo, Dançando, disputará a preferência dos jogadores-dançarinos com Lady Gaga, One Direction, Katy Perry e até Village People. 
          Chegando em outubro para todas as plataformas atuais e também para PlayStation 4, Xbox One e Wii U, o Just Dance 2014 vem com músicas para todos os gostos. Na lista, Could You Be Loved, de Bob Marley, Prince Ali, do filme Aladdin, e YMCA, do Village People, chamam atenção. 
     Em entrevista para o site Vírgula, Ivete Sangalo contou que considera "uma honra e uma responsabilidade ser a primeira brasileira a fazer parte do Just Dance". 
           Confira abaixo um dos trailers do jogo: 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nova MTV Brasil tem programação diferente mas sem muitos elogios

           Com design e layout elogiados, a nova MTV Brasil começou hoje, 1 de outubro. Sob o comando da Viacom Brasil, o primeiro programa foi o "Coletivation", transmitido às 21h30, com Fiuk, Patrick Maia, Talita Alves e Mayara Lepre apresentando e teve como primeira convidada a cantora Anitta.

           Com funk e sem VJs, o Coletivation vai tratar de assuntos com humor e audácia. Temas relacionados à música, cultura pop, moda, comportamento e cinema serão trazidos pelos apresentadores de segunda à sexta-feira, sempre no mesmo horário.

          Após o Coletivation, todas as terças-feiras, às 22h30, quem comandará a programação será Supla. Sendo o programa mais criticado antes da estréia por conta de seu conteúdo, será um reality show chamado "Papito in Love", com 14 mulheres que disputarão o coração do músico. 

          A animação da "nova" emissora ficará por conta da "Família do Zaralho", uma adaptação adulta de "La Familia del Barrio", mostrando uma típica família suburbana com tons de humor ácido. Será transmitida todas as terças às 23h30 e quem dublará todos os personagens será o humorista Felipe Xavier. 

       Na quinta-feira, dia 3 de outubro, será lançado às 22h30 o programa esportivo "MTV Sports". Apresentado por Deco e Lucas e com participações do lutador de MMA Vitor Belfort, o skatista Mineirinho e o surfista Carlos Burle, os atletas treinarão três equipes que demonstrarão suas habilidades em cada esporte dos participantes. 


Não foi só o público que não aprovou a estreia da nova MTV.
Tata Werneck, que se destacou na antiga, opiniou pelo Twitter.

         Uma novidade interessante da MTV será que todas as sextas-feiras, às 22h30, todas as MTVs do mundo transmitirão o mesmo show ao mesmo tempo. 

          Além de todas as novidades, a MTV da Viacom Brasil também transmitirá South Park, Pranked, The OC, The Vampire Diaries e os antigos programas de videoclipes como Playlist MTV, MTV Hits e MTV Wake up Hits. 

        A MTV Brasil passa a ser um canal pago e será transmitida na SKY pelo canal 86, na NET pelo canal 88 e na NET HD pelo canal 525. 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Agora o Clave também está no Facebook!

          Já viu a novidade? Agora o Clave está com página no Facebook!
 
          Acompanhe o blog com muito mais facilidade curtindo a página e já podendo ler o começo de cada matéria antes de vir para cá.
 
          Além disso, o design está mudando e agora também está disponível no topo da página inicial a aba "Redes Sociais", com todos os meus endereços para quem quiser opinar e mandar sugestões de matérias, entrevistas, fotos e vídeos e ficar por dentro das novidades a qualquer instante.

        Fique por dentro!
                 Clave Jornalística no Facebook

domingo, 29 de setembro de 2013

Documentário mostra a realidade dos músicos de rua da Av Paulista

           Entre buzinas e muito trânsito, correria de empresários e advogados para todos os lados, a  Avenida Paulista, uma das maiores e mais importantes avenidas do Brasil, vive intensamente 24 horas por dia.  Da Consolação ao Paraíso é possível encontrar pessoas de todos os estilos possíveis. Gente de terno e gravata, gente de bermuda e chinelo, gente fantasiada, é um verdadeiro festival de culturas.

         Com a ideia de que as 1,5 milhão de pessoas que cruzam a Paulista todos os dias estão tão ocupadas nas suas vidas e nos seus trabalhos que nem ligam para o que está à volta, o objetivo do trabalho de Diego Rodrigues, em conjunto com alguns colegas do curso de Publicidade e Propaganda da FMU, é de que, depois de visto o mini-documentário, todos olhem para a arte de rua de outra maneira.

           Falando de suas crenças, queixas e receios, junto aos obstáculos de mostrar seu talento na principal avenida de São Paulo para todas as idades e estilos, os irmãos Jackson, que dançam a 3 anos na altura do Conjunto  Nacional, aparecem no documentário contando que fazem um teatro para todo mundo ver. 

           O filme possui 6:20 e está disponível no Vimeo. Para assistir basta clicar aqui

sábado, 28 de setembro de 2013

Festival do Rio tratá filmes para todos os gostos musicais

          A mostra Midnight Música chegou ao Festival do Rio há dois anos e tudo indica que não vai sair tão cedo. Com documentários musicais, a seção já virou tradição para quem gosta de conhecer mais sobre a vida de músicos e histórias de grandes canções do mundo inteiro.

        Esse ano nove filmes foram confirmados, entre eles Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles, Metallica: Through the Never 3D, Muscle Shoals - Um estúdio lendário do rock e Peaches Does Herself - Uma Ópera-Rock.

        O festival começou dia 26 de setembro, quinta-feira, e vai até 10 de outubro. Cada filme deverá ser exibido entre 3 e 5 vezes durante o período, com exceção do Metallica, que terá exibição somente no dia 3 na Estação Botafogo 1.
 
        Clique aqui para conferir as sinopses e a programação completa de todos os filmes.        
 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Tocando desde os 12 anos, DJ Cayke começou ganhando R$50 e hoje já tem mais de R$17 mil em equipamentos de som e iluminação

      Cayke Lara começou a investir em sua carreira de DJ com apenas 12 anos, ganhando R$50 por festa e com equipamentos completamente improvisados. Hoje, com 18 anos, já tocou em diversas festas e casas de São Paulo, incluindo uma com o MC Guime, e já adquiriu mais de R$17 mil em som e iluminação. Em entrevista ele conta como é trabalhar animando a noite de jovens.


        Cayke, como você começou a trabalhar como DJ? 
   Eu tinha 12 anos quando, na escola, decidimos fazer uma festa para os mais chegados. Vendemos ingressos e teríamos que nos virar para comprar salgados, bebidas e arrumar o som. Foi aí que tudo começou: liguei 2 DVDs e um divisor, peguei um som que tinha em casa e comandei a festa, meio improvisado, mas depois, aos poucos, as coisas foram melhorando. Eu e um amigo começamos a fazer algumas festas e ganhávamos cerca de R$50 por festa, levando só equipamentos improvisados. De R$50 em R$50, conseguimos comprar nossos primeiros equipamentos profissionais e hoje, já trabalhando sozinho, adquiri mais de R$17 mil em equipamentos de som e iluminação.

    Trabalhar na noite é o sonho de muita gente que curte balada. Como você se sente, acaba aproveitando as festas também enquanto toca? 
      Com certeza, dizem que você deve trabalhar com algo que goste, e eu gosto muito de festas, tenho certeza que na maior parte eu acabo aproveitando e me divertindo mais do que os próprios convidados. 

   Qual a sensação ao saber que será o responsável por animar o público de uma festa? Muita responsabilidade? 
     Com certeza, costumo identificar qual tipo de publico que estarei trabalhando naquele evento, para que eu possa preparar um set com músicas que imagino que possam agradá-los. A minha maior satisfação é ouvir elogios do meu repertório e ver que todos gostaram do meu trabalho, isso vale mais do que o cachê que irei receber naquela noite.
.
       Ultimamente o funk ostentação cresceu muito na noite, principalmente em São Paulo. Você acha que esse crescimento faz com que a música eletrônica na balada perca seu destaque? 
   Acho que tudo varia de público para público.Algumas casas noturnas jamais irão contratar um MC de funk ostentação para cantar, pois tem um público já voltado para música eletrônica, mas uma coisa que não podemos negar é que o funk tem crescido muito nos últimos anos e que, analisando de uma forma geral, no Brasil, o funk têm ganhado um maior destaque, tanto na mídia, como nas festas.
  
         Em agosto você tocou em uma grande festa que teve como atração o MC Guime, que talvez seja o que está fazendo mais sucesso atualmente pelo Brasil com o ostentação. Tem algum outro artista que você tenha vontade de tocar na mesma festa? 
         São vários, mas um deles seria o nosso Rei do Funk, Mr Catra. Seria uma honra tocar na mesma festa que ele. 

        O que você acha que não pode faltar no perfil de alguém que quer ser DJ? 
        Com certeza profissionalismo. Conheço muitos DJs que não comparecem nos eventos, deixando os organizadores na mão, ou que chegam atrasados. Se quer ser DJ deve primeiro levar em consideração que é uma profissão, séria como qualquer outra, e que temos nossos deveres e obrigações. 

         Além de DJ você também é produtor de eventos. Como é esse trabalho? Existe muita concorrência? 
         Sim, desde o início também trabalho, além do som e da iluminação, organizando festas e eventos. Agora é claro que estou em um outro nível de eventos, muito maiores, mas existe sim muita concorrência. Hoje qualquer um aluga um espaço e faz uma festa, sem saber ao certo o que está fazendo, e muitas vezes não levam isso como um trabalho e sim para ganhar status, é aí que acontecem as tragédias, brigas generalizadas com casos de polícia.

Para contato com o DJ Cayke Lara:
contato@laraeventos.com.br ou laraeventos.com.br