terça-feira, 5 de novembro de 2013

Funks mostram que também podem reproduzir a realidade brasileira

         O funk brasileiro, seja o batidão carioca ou a ostentação paulista, é talvez o gênero musical que sofre mais preconceito em todos os cantos. Com algumas letras incentivando sexo, violência e drogas ou mostrando carrões, mulheres e luxo, o funk é ignorado muitas vezes por conta de uma parcela da população ter em mente que nenhuma letra trará algo de útil. 
        Sabendo disso, o MC Garden, de São Paulo, lançou a música "Isso é Brasil", abordando alguns dos grandes problemas que o país tem vivido nos últimos meses. Com versos como "a bandeira são somente cores e os valores você não viu", Garden fala sobre Marcos Feliciano, violência, juventude, educação e trânsito. Quando falado sobre a polícia, um dos assuntos que pode levar o funk a ser denominado "proibidão", chega a fazer uma brincadeira para não entrar no assunto senão corre o risco do vídeo ser censurado. 

         No clima de história nacional, MC Guime também lançou um clipe falando sobre o Brasil, mas este sobre como os meninos de comunidades e favelas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo vivem o esporte, com sonhos de se tornarem jogadores profissionais. Com pequenos depoimentos ao longo do clipe, o rapper Emicida e o jogador Neymar também participam de "País do Futebol". 

A música "Isto é Brasil" foi enviada pela leitora Natália Delgado. Tem alguma sugestão para o blog? Comente, mande para isabela.giantomaso@gmail.com ou deixe uma mensagem na FanPage do Facebook: https://www.facebook.com/clavejornalistica

Nenhum comentário:

Postar um comentário