terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fãs matam a saudade de Cazuza em exposição e musical

         Mais de 20 anos após a morte de Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, os fãs finalmente poderão matar a saudade de seu ídolo através de uma grande exposição em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa, e um musical de duas horas e meia no Rio de Janeiro, no Theatro NET Rio. 

           A exposição "CAZUZA Mostra Sua Cara", dirigida pelo arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia, com consultoria da historiadora Heloisa Starling e do jornalista e crítico musical Silvio Essinger, estará no 1º andar do Museu da Língua Portuguesa até 23 de fevereiro de 2014. Passando por todas as fases da vida do cantor, a mostra pretende fazer o visitante viajar pelas obras do músico. 

          Objetos pessoais de Cazuza como sua bandana e seus óculos que viraram ícones de seu estilo e até o bilhete que escreveu dizendo que não estava mais cabendo no mundo ajudam a compor a viagem. Além disso, os banheiros também homenageiam o artista, com luzes coloridas e projeções de seus shows. O público vira peça importante também no decorrer da mostra e pode ter uma frase do cantor estampada no rosto. Basta tirar uma foto, escolher uma frase e enviar para o e-mail. No final de cada semana, um painel de fotos é trocado pelas melhores fotos tiradas pelo público.


      Ainda em homenagem à música, o Museu oferecerá oficinas gratuitas focadas no processo de criação de letras de música, conduzidas por grandes nomes como o cantor e compositor China. As oficinas serão abertas no dia 2 de novembro e acontecerão apenas uma vez por mês, sempre aos sábados, para até 30 participantes.

         Para os cariocas ou quem estiver de passagem pelo Rio, o musical Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz continua em cartaz no Theatro NET Rio, no Shopping Cidade Copacabana, de quinta a domingo. Com duração de duas horas e meia, dividido em dois atos, o espetáculo conta os 32 anos de Cazuza com a base em 20 de suas principais canções.

domingo, 27 de outubro de 2013

Paul McCartney lança clipe rodeado de artistas no Abbey Road

           No Abbey Road Studios, o estúdio de Londres que ficou famoso no mundo todo por ter sido utilizado pelos Beatles para a primeira transmissão mundial ao vivo via satélite em 1967, Paul McCartney reuniu grandes artistas como Meryl Streep, Johnny Depp, Jude Law, Sean Penn e Chris Pine para gravar seu mais novo clipe. 

            "Queenie Eye" é o nome de um jogo que era popular entre as crianças de Liverpool na época de McCartney. No clipe, o Abbey Road vira palco de uma grande festa de celebridades da música, cinema, moda e artes, com direito até a Kate Moss dançando em cima do piano. 


domingo, 20 de outubro de 2013

Jovem faz sucesso no YouTube tocando antigo instrumento chinês

          De Vancouver, Canadá, a jovem Michelle Kwan começou a se destacar nas últimas semanas no YouTube com seus vídeos, especialmente um com a música Sweet Child o' Mine, do Guns N' Roses. 
      Tocando um Guzheng, instrumento chinês que traduzindo significa antigo instrumento de cordas, Michelle mostrou um grande talento. Chamado também de "zheng", é uma espécie de cítara chinesa e tem em média 26 cordas e pontes móveis. 
       Em seu canal, no último mês, a canadense postou apenas três vídeos, mas que juntos chegam a 1 milhão de visualizações. A clássica canção de Guns N' Roses e Moves Like Jagger, da banda Maroon 5 são os maiores destaques. 


Em meio a polêmicas, Miley Cyrus é defendida por Paul McCartney

         Após diversas polêmicas, principalmente com o twerk no Video Music Awards, em 25 de agosto, Miley Cyrus, ex-ícone teen da Disney, tem sido defendida não só por amigos como Demi Lovato e Nick Jonas, mas também pelo ex-Beatles Paul McCartney. 

         Em entrevista para o site Sky News na última segunda-feira, 14, McCartney contou que não achou a apresentação de Miley na premiação americana ofensiva e ficou feliz por ter levado a filha de 10 anos para assistir ao VMA, afirmando que "todos já viram coisas muito piores". 

        Demi Lovato também defendeu Miley quando foi questionada no programa americano Everyday. Demi disse que Cyrus foi uma de suas melhores amigas na adolescência e está muito feliz por ela, que a cantora apenas está se soltando, fazendo o que quer e descobrindo como quer que seja sua carreira e sua imagem. 

      O amigo e ex-namorado de Miley, Nick Jonas, já havia defendido Cyrus quando ela foi filmada fumando maconha, que gerou desconforto aos pais de fãs que ficaram com medo da má-influência que as imagens poderiam passar. Afirmando que a cantora não fez nada ilegal, afinal a maconha é legalizada na Califórnia, o irmão caçula dos Jonas Brothers lembrou as palavras da amiga sobre críticas à ela: "cometo erros e não sou responsável pelo o que meus fãs fazem". 

        Miley Cyrus é a capa da edição de outubro da revista americana Rolling Stone, em que aparece nua dentro de uma piscina. 



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Após luta contra câncer na língua australiano busca confiança no TXF

          Karl Dimachki participou do The X Factor Austrália em 2010 e, assim como Jonathan e Charlotte, deixou os jurados extremamente surpresos, levando três "SIM" e indo para a próxima fase do programa.
          Em 2008, Karl lutou contra um câncer na língua que o fez perder uma parte da laringe e metade da língua, porém, mesmo sendo desmotivado pelos médicos, não desistiu de soltar a voz e cantar, mesmo que não pudesse ser como antes. 
        Na audição, cantou a música Hello, de Lionel Richie, fazendo uma das juradas derramar algumas lágrimas. Em entrevista para o programa, disse que estava participando para reforçar sua confiança em si mesmo e disse que "se você tem um sonho, siga-o". 
        Karl participou da segunda fase do programa, mas não conseguiu seguir em frente. No YouTube, quando pesquisado pelo seu nome, é possível encontrar apenas mais um vídeo dele cantando a mesma música de Lionel Richie.
       Ele pode não ter conseguido seguir com a carreira, mas com certeza conseguiu superar suas expectativas e reforçar sua confiança. 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Demi Lovato anuncia a sexta vinda ao Brasil em 2014


         A cantora Demi Lovato, que veio este final de semana para o Brasil para participar do programa Coletivation, da MTV Brasil, em São Paulo, aproveitou para anunciar cinco shows no país em 2014. Será a sexta vez que a cantora trará sua turnê para os fãs brasileiros. Além disso, também anunciou uma apresentação ao vivo pela internet, prevista para o final de outubro. 

            A turnê The Neon Lights Tour passará por São Paulo no dia 25 de abril, Rio de Janeiro no dia 27, Brasília no dia 30, Belo Horizonte no dia 1º e Porto Alegre no dia 3 de maio. A venda dos ingressos começará no dia 20 de novembro para o público em geral, mas do dia 13 a 19 os clientes dos cartões Citi, Credicard e Diners de São Paulo e Rio de Janeiro poderão contar com uma pré-venda exclusiva. 

        A cantora, que começou a carreira no programa infantil Barney e Seus Amigos e foi revelada de verdade pela Disney, principalmente com o filme Camp Rock, em 2008, em que atuou com a banda Jonas Brothers, já veio quatro vezes para o Brasil. Na primeira participou da turnê dos irmãos Jonas em 2009. Em 2010 voltou com sua própria turnê. Depois compareceu também em abril e em setembro de 2012, para participar do Z Festival junto às bandas Big Time Rush e Yellowcard. 

        Atualmente Demi está atuando na série Glee e participando do reality americano The X Factor como jurada. Sua entrevista para o Coletivation, na MTV, vai ao ar no dia 21 de outubro, as 21h30, no canal 86 da SKY, 88 da NET e 525 da NET HD.
        

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bateria de balde, de gelo ou de dedo, qual você prefere?

          Com certeza quando era criança todo mundo pegou as panelas ou baldes de casa e batucou como se fosse uma bateria. Porém poucos deviam tocar como esse artista de Boston, que faz um som surpreendente com apenas cinco baldes e algumas baquetas.


          Mas não é só ele que surpreende com uma bateria fora dos padrões. Na Suécia, o baterista Robban Eriksson, da banda The Hellacopters, fez sets em baterias totalmente feitas de gelo, que viraram atração, mas logo acabaram derretendo e desaparecendo.


            Para os amantes do instrumento, a loja Vat19 colocou a venda o Finger Drums, uma bateria elétrica de mesa que, além de poder ser tocada de verdade, é possível gravar a música para repetir quantas vezes quiser.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dueto de opera venceu preconceitos e chegou em 5º no Reino Unido

Estreia hoje uma nova seção aqui no Clave Jornalística: 
 pessoas que tiveram a vida transformada por conta da música


          Para começar, a história de Jonathan e Charlotte, que participaram do talent show Britain's Got Talent em 2012 e entraram no palco na base de risadinhas da plateia e certo tom de ironia até dos próprios jurados por conta da aparência de Jonathan, um adolescente de 17 anos. 

          Incentivados por uma professora de canto que achou que os dois ficariam bem cantando juntos, Charlotte se diz super protetora do amigo, que conta que sempre teve problemas com seu tamanho. 

           Impressionando a plateia nas primeiras notas, a dupla fez um dueto de opera, com Jonathan atingindo graves que deixaram todos de boca aberta. Usando uma camiseta do Jimi Hendrix, o garoto teve a voz comparada com a de Luciano Pavarotti, cantor italiano, e ajudou a dupla a levar quatro "SIM" e passar para a próxima etapa do programa. 

          Jonathan e Charlotte chegaram na final e foram vice-campeões, mas nem por isso foram permitidos de desistir. O jurado Simon Cowell, que antes não aprovou a dupla e disse que Jonathan deveria seguir sozinho, ofereceu um contrato de 1 milhão de euros após o programa em sua gravadora Syco. 

            Em 2012 a dupla chegou com seu álbum no quinto lugar dos mais vendidos no Reino Unido. 


* Essa nova seção do Clave terá uma nova história por semana, sendo atualizada toda as quartas-feiras a noite. Fique por dentro! Acompanhe os novos posts pela página do Facebook: https://www.facebook.com/clavejornalistica

Ozzy levanta bandeira do Brasil na Argentina e leva vaias

          No último domingo, dia 6, a banda Black Sabbath se apresentou na cidade de La Plata para 40 mil argentinos em show apoteótico com clássicos como "N.I.B." e "Snowblind". Porém, durante a música "Dirty Women", fãs jogaram bandeiras do Peru e do Brasil no palco e a escolhida por Ozzy Osbourne para ser levantada foi a da terra que os hermanos amam odiar. 
           Pegando a bandeira e mostrando ao público, Ozzy, como não poderia se esperar diferente, levou algumas vaias, com uma reação nada positiva dos fãs. Na segunda-feira, dia 7, o jornal argentino El Clarín relevou o equívoco com uma notícia de "Vê-se que, como a turnê continua no Brasil, o homem estava confuso.".
           
                A banda de heavy metal ainda fará shows no Brasil em Porto Alegre (dia 9), São Paulo (11), Rio de Janeiro (13) e Belo Horizonte (15), com abertura do Megadeth. 

Homenageando Chorão e Champignon, sai novo clipe do CBJr

        Apesar dos tristes acontecimentos de 6 de março e 9 de setembro, a banda Charlie Brown Jr lançará um novo disco com suas últimas composições inéditas gravadas por Chorão e Champignon.

         Com treze faixas, incluindo "Meu Novo Mundo", que já foi lançada comercialmente, todas as composições do disco La Família 013, fazendo referência ao DDD de Santos, cidade litorânea onde a banda se formou, são assinadas pelo vocalista Chorão e duas faixas assinadas por Champignon.

        Nessa terça-feira, dia 8, foi lançado o clipe de "Um dia a gente se encontra", música do novo CD. Dirigido por Alexandre Abrão, filho de Chorão, o vídeo busca emocionar os fãs e homenagear os dois músicos falecidos. Com participação de Marcelo D2, Marcelo Nova, Supla e Marcão e Bruno Graveto, ex-membros do Charlie Brown, o clipe mostra uma multidão cantando e dublando a canção, finalizando com a mensagem "Valeu Chorão! Valeu Champignon! Um dia a gente se encontra". 

           Mesmo com o lançamento do disco, o Charlie Brown Jr ainda não tem um futuro definido. 

O Blogger ainda não está autorizando a postagem do clipe na página, mas você pode conferi-lo aqui

domingo, 6 de outubro de 2013

50 anos do lançamento da fita cassete. Você lembra dela?

          Em meio a um temor constante com a Guerra Fria e com a carreira dos Beatles começando a deslanchar no começo da década de 60, o destaque estava em um objeto de plástico de apenas 10cm x 7cm, a fita cassete.

            Uma das maiores revoluções da indústria fonográfica de todos os tempos, seu conceito surgiu na década de 30, mas em 1963 foi quando a Philips lançou oficialmente, em um programa de rádio da Alemanha, as fitas portáteis que se destacavam por poderem ser apagadas e regravadas quantas vezes fosse necessário.

     Com o sucesso, não demorou para executivos perceberem seu potencial e começaram uma produção em massa, primeiramente com o selo inglês Mercury Records. "Não há queda nas vendas de fitas cassete em nenhuma época do ano, ao contrário do que ocorre com os LPs", escreveu o gerente de produtos da Mercury em 1968.

           17 anos após seu lançamento, em 1980, a fita se tornou ainda mais popular por conta do lançamento do walkman, tocador de fitas portátil que reproduzia com melhor qualidade. Foi nesse ano que, pela primeira vez, as vendas de fitas ultrapassaram as de discos em vinil. As pessoas agora podiam ouvir música onde quisessem e quando quisessem.

          Na década de 90, porém, começou uma nova revolução fonográfica. Leve, prático e com qualidade sonora muito maior, o CD praticamente acabou com as fitas, levando-as, em 2001, representar apenas 4% dos álbuns vendidos ao redor do mundo, sobrevivendo apenas por conta dos rádios de carros e da possibilidade de regravação. Em 2003 a maioria das gravadoras abandonou de vez o objeto plástico retangular, deixando-o virar objeto de colecionador, charmoso, nostálgico e cult.

          Curiosidades!
  • a  cantora Madonna, um dos maiores nomes da música pop, não aderiu aos CDs ou iPod e ainda usa fita cassete para fazer seus exercícios vocais. 
  • a artista americana Erika Iris Simmons, com o abandono das fitas, começou a utilizá-las em sua arte, fazendo delas grandes nomes da música.

                                      

Fontes: Virgula e Whiplash

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

The Voice Brasil estreia no horário nobre com grandes apresentações

          Menos de 1 ano após a final da 1ª edição do programa no Brasil, o The Voice volta à Rede Globo e dessa vez durante a semana e em horário nobre: quinta-feira, logo após a novela Amor à Vida. 

Carlinho Brown, Daniel, Claudia Leitte e Lulu Santos
 continuam no júri do programa
          As primeiras apresentações não deixaram a desejar e o primeiro convocado para seguir no programa foi o paulista Paulinho Lima, de 47 anos, que cantou "Let's Get it On", de Marvin Gaye. Além de Paulinho, também foi convocada a cantora Jullie, que já teve uma grande experiência anos atrás quando cantou na turnê do grupo Jonas Brothers, fazendo um dueto com Joe Jonas. De Belo Horizonte, tentando chamar a atenção do jurado sertanejo Daniel, a dupla Angelo e Angel cantou música própria e acabou encantando o jurado Carlinhos Brown. 

Luana Camarah

           Na segunda parte do programa, Luana Camarah, com mãe cantora gospel e pai sambista, soltou a voz com Highway to Hell, de AC/DC, e na primeira frase da música já conquistou Lulu Santos, não demorando mais de 30 segundos para conquistar todos os outros três jurados.

            Cantando Coqueiro Verde, de Erasmo Carlos, a voz feita para o samba da carioca Gabby Moura também levou três jurados a apertarem o botão nas primeiras frases da música. No estilo e na voz, Gabby lembrou muito a última ganhadora do programa, Ellen Oléria.

            Mesmo sendo chamada por Carlinhos Brown de "a voz mais frágil da noite", Simona Talma também foi convocada para o programa cantando Tango de Nancy, de Chico Buarque.

           No final da 1ª audição, os grupos ficaram com: 2 pessoas para Carlinhos Brown (sendo 1, uma dupla), 1 para Daniel, 2 para Claudia Leitte e 3 para Lulu Santos. 


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Just Dance 2014 terá hit de Ivete Sangalo

          Em 2014 chegou a vez de uma artista brasileira aparecer no jogo de dança Just Dance. O novo hit de Ivete Sangalo, Dançando, disputará a preferência dos jogadores-dançarinos com Lady Gaga, One Direction, Katy Perry e até Village People. 
          Chegando em outubro para todas as plataformas atuais e também para PlayStation 4, Xbox One e Wii U, o Just Dance 2014 vem com músicas para todos os gostos. Na lista, Could You Be Loved, de Bob Marley, Prince Ali, do filme Aladdin, e YMCA, do Village People, chamam atenção. 
     Em entrevista para o site Vírgula, Ivete Sangalo contou que considera "uma honra e uma responsabilidade ser a primeira brasileira a fazer parte do Just Dance". 
           Confira abaixo um dos trailers do jogo: 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nova MTV Brasil tem programação diferente mas sem muitos elogios

           Com design e layout elogiados, a nova MTV Brasil começou hoje, 1 de outubro. Sob o comando da Viacom Brasil, o primeiro programa foi o "Coletivation", transmitido às 21h30, com Fiuk, Patrick Maia, Talita Alves e Mayara Lepre apresentando e teve como primeira convidada a cantora Anitta.

           Com funk e sem VJs, o Coletivation vai tratar de assuntos com humor e audácia. Temas relacionados à música, cultura pop, moda, comportamento e cinema serão trazidos pelos apresentadores de segunda à sexta-feira, sempre no mesmo horário.

          Após o Coletivation, todas as terças-feiras, às 22h30, quem comandará a programação será Supla. Sendo o programa mais criticado antes da estréia por conta de seu conteúdo, será um reality show chamado "Papito in Love", com 14 mulheres que disputarão o coração do músico. 

          A animação da "nova" emissora ficará por conta da "Família do Zaralho", uma adaptação adulta de "La Familia del Barrio", mostrando uma típica família suburbana com tons de humor ácido. Será transmitida todas as terças às 23h30 e quem dublará todos os personagens será o humorista Felipe Xavier. 

       Na quinta-feira, dia 3 de outubro, será lançado às 22h30 o programa esportivo "MTV Sports". Apresentado por Deco e Lucas e com participações do lutador de MMA Vitor Belfort, o skatista Mineirinho e o surfista Carlos Burle, os atletas treinarão três equipes que demonstrarão suas habilidades em cada esporte dos participantes. 


Não foi só o público que não aprovou a estreia da nova MTV.
Tata Werneck, que se destacou na antiga, opiniou pelo Twitter.

         Uma novidade interessante da MTV será que todas as sextas-feiras, às 22h30, todas as MTVs do mundo transmitirão o mesmo show ao mesmo tempo. 

          Além de todas as novidades, a MTV da Viacom Brasil também transmitirá South Park, Pranked, The OC, The Vampire Diaries e os antigos programas de videoclipes como Playlist MTV, MTV Hits e MTV Wake up Hits. 

        A MTV Brasil passa a ser um canal pago e será transmitida na SKY pelo canal 86, na NET pelo canal 88 e na NET HD pelo canal 525.